Doutor em Teledramaturgia explica sucesso mundial da novela Mãe: ‘Roteiro elaborado e personagens bem construídos’
Mauro Alencar analisa os fatores que tornam as tramas turcas um fenômeno na tela da RECORD
Entrevistas|Gabriel Alberto, do site oficial

A novela Mãe tem demonstrado já em seus primeiros capítulos que tem tudo para ser mais um sucesso turco na tela da RECORD. Com a chegada da trama aos telespectadores, o site oficial conversou com o Consultor e Doutor em Teledramaturgia (USP), Mauro Alencar, para entender o fenômeno das histórias da Turquia, primeiramente com Força de Mulher, e agora com a saga de Zeynep (Cansu Dere) e Melek (Beren Gökyıldız) em Mãe.
“É um sucesso mundial. Além dos roteiros elaborados, os personagens são muito bem construídos e o autor não se perde no meio do caminho”, analisa.
Leia também:
Mauro ainda aponta as semelhanças entre Zeynep e Bahar (Özge Özpirinçci), protagonista da trama anterior.
“Você tem uma heroína que passa por vários obstáculos do começo ao fim. A despeito da importância que o vilão tem, quem dá o recado é ela. São personagens femininas que padecem de deslizes sociais, emocionais e comportamentais do entorno delas, e não se perdem no meio da história. É muito forte. Elas têm um alvo que tem que superar para evoluir. E quem alavancou o sucesso das tramas turcas no país foi a RECORD, acho fascinante, pois chega em um momento em que o Brasil precisa ter esse tipo de história”.
Quem alavancou o sucesso das tramas turcas no país foi a RECORD, acho fascinante, pois chega em um momento em que o Brasil precisa ter esse tipo de história”
Na novela Mãe, Zeynep conhece a pequena Melek, vítima de um lar desfuncional, onde sofre violência doméstica da mãe, Sule (Gonca Vulasteri), e do padrasto, Cengiz (Berkay Ates). Ao se dar conta da situação, a fotógrafa e professora substituta decide sequestrar a criança, a fim de lhe proporcionar uma nova vida.

“São dramas que o mundo enfrenta e a novela turca acaba sendo um alívio, pois traz identificação imediata e também uma resolução. E se você faz uma análise mais profunda, você vê que não tem muita diferença, e é isso que conecta as pessoas. A despeito das nossas diferenças, sentimo-nos fazendo parte de um todo”, explica.
O especialista completa a reflexão ao explicar como as telenovelas da Turquia são bem-sucedidas em alcançar o público brasileiro, ressaltando a força do melodrama.
“Existe uma sintonia muito grande nos dilemas do mundo. Com isso e mais a facilidade que tem de uma novela de chegar a outro país, é natural que isso traga o entendimento que são questões que estão na ordem do dia mundial”.
Apesar do gênero ter raízes mexicanas, os turcos chegam ao país impactando o consumo e a produção do audiovisual. Com trama simples e produções mais baratas, são distribuídas de forma bem-sucedida pelo mundo todo, alcançando um público maior que a trama original, no caso de Mãe, a japonesa Mother.
“Uma das características da 4ª Revolução Industrial, que estamos vivenciando, é pautada pelas redes sociais e dissolução e fragilidade das emoções. E volto a dizer, as tramas turcas trazem um alívio porque os relacionamentos estão tão diluídos, que se você tem uma novela bem estruturada, com personagens que passam uma noção de altruísmo e cidadania, de ser possível ultrapassar um obstáculo, obviamente vai ter um impacto mundial”, afirma.

“É uma produção que não tem um custo muito alto porque esses países não têm dinheiro para gastar, mas são boas. As pessoas querem uma produção decente e uma história atrativa”, completa.
O fenômeno das novelas turcas no Brasil, levou a um interesse e conhecimento da população sobre as produções desta parte do mundo e alguns pontos chamam a atenção, por exemplo, na retratação de casais. Mauro aproveita para ressaltar a conjuntura mundial, onde a sugestão ganha espaço em relação ao explícito:
“É o quadro social que vivemos em 2025. A despeito disso, a novela turca traz uma motivação a mais para a audiência. Não podemos esquecer da importância que tem a sugestão. A partir daí cada um imagina da maneira que quiser, o que também é muito bonito e propício da arte dramática, pois traz um conforto. E a maneira como a novela turca trata a questão da intimidade é muito convidativa porque não traz uma agressão. Estamos falando de um produto que vai adentrar os lares e ser consumido por todas as idades”.

E será que as produções brasileiras vão ser afetadas pelas novelas turcas? Segundo Mauro, já estão sendo influenciadas: “A Turquia não rompe o acordo emocional com o público, pois a chave da telenovela é o melodrama”.
Por fim, o consultor destaca os principais elementos que vão mexer com o público: “A força, o altruísmo e a determinação de não se perder na estrada da vida. Isso é o que deverá motivar também que as pessoas fiquem realmente atentas e acompanhem essa grande telenovela”.
Acompanhe a novela Mãe de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD.
Conheça os galãs da novela:
Os atores turcos esbanjam talento, charme e beleza, e a novela Mãe, que estreia nesta segunda (27) na RECORD, conta com verdadeiros galãs de cinema no elenco. A seguir, conheça alguns deles!
Arte/R7







